Dúvidas frequentes | Olá, seja bem-vind@!

Praticidade e agilidade no compartilhamento de lista

Cesariana x Parto Normal – Qual a melhor opção?

 20/08/2015 13:40


Hoje em dia muito se fala sobre as opções de parto. Muita gente critica a cesariana e apóia partos naturais (que não utilizam anestesia).


Diante de tantos impasses, escolher a forma em que se dará a luz não é tarefa nada fácil, e sem pensarmos ainda no momento especial e na sensibilidade das mães. Quando a segurança do bebê entra em jogo a escolha fica ainda mais difícil.


Nos tempos de hoje, a cesariana tem sido o tipo de parto mais escolhido. Porém os especialistas alertam que não existe um tipo de parto mais seguro para todas as crianças.


Cada caso deve ser avaliado individualmente por profissional qualificado e as decisões devem ser tomadas em conjunto com a família.


Ainda que de uma forma geral o parto normal seja o mais indicado, pois contribui para que o bebê expulse o excesso de líquido pulmonar quando passa pelo canal de parto, e diminui os riscos de problemas respiratórios, nem sempre ele é o parto mais seguro.


Em gestações normais, sem riscos, a segurança não está no tipo de parto mas sim como essa assistência é realizada. Partos normais bem assistidos são muito seguros.


Por isso, em gestações a termo, onde a idade gestacional é maior ou igual a 37 semanas, com feto de peso adequado e em boas condições de oxigenação e nutrição, o parto por via vaginal pode ser considerado seguro para o futuro recém-nascido.


Por outro lado, em alguns casos, a cesária pode ser até mesmo a única opção, quando há riscos para a mãe, ao feto ou para ambos, as cesáreas são indicadas.


O pré-natal também é importante para ajudar a definir a melhor opção para o parto. Através dele é possível saber antes o que será mais seguro para a mãe e para o bebê.


Prós e contras de cada parto

Parto normal

É a forma mais convencional de dar a luz. O procedimento pode ser realizado com anestesia, aliviando um pouco as dores. Além disso, é possível acompanhar o ritmo cardíaco da mãe e do bebê, e o parto pode ser estimulado com medicamentos.

Prós: A recuperação pós-parto é mais rápida. O parto normal facilita a respiração, pois faz com o que o líquido amniótico seja expulso dos pulmões do neném.

Contras: A dor sentida pelas mães é a principal desvantagem. Em alguns casos também é necessário fazer um pequeno corte, ou pique, na região muscular entre a vagina e o ânus, para possibilitar a passagem do bebê.



Parto Cesárea

É uma cirurgia em que o médico faz uma incisão no abdome da mãe e na parte inferior do útero para retirar o bebê. É necessário fazer uso da raquianestesia.

Prós: Permite que toda a família se programe para o dia do nascimento. Rápido, com hora marcada, sem sentir dores nem contrações.

Contras: É uma cirurgia invasiva e a cicatrização é mais demorada. Pode acontecer a formação de queloides ou hérnias, de acordo com cada mulher. Entre todos os tipos de partos, a cesariana é a que apresenta a recuperação mais lenta e dolorida.



CURTA E COMPARTILHE
PAGAMENTO 100% SEGURO

Redes Sociais

  Instagram

  Facebook